quinta-feira, 28 de abril de 2011

Raposa-vermelha e a raposa-do-Árctico entram em conflito na Rússia

As raposas-do-Árctico poderão ser ameaçadas pela expansão das populações de raposa-vermelha para territórios mais a Norte. Os cientistas referem que é um sinal do aquecimento global.
A raposa-do-Árctico (Vulpes lagopus) vive na tundra, território que se encontra à volta do Pólo Norte.
Num estudo que integra um projecto que utiliza os predadores como indicadores das mudanças que ocorrem no Árctico foi observada uma raposa-vermelha a entrar na toca de uma raposa-do-Árctico, no Norte da Rússia. 
“Ficámos surpreendidos por encontrar um raposa-vermelha na nossa área de estudo na tundra russa do Árctico porque esta espécie é muito rara em territórios tão a norte,” explicou a investigadora Anna Rodnikova.
A equipa de investigação observou a raposa-vermelha a entrar na toca e o seu encontro com a raposa nativa quando esta regressou. “Foi estranho ver a mãe com tanto medo da raposa-vermelha que não tentou proteger as crias que provavelmente se encontravam dentro da toca”, refere a investigadora.
Contudo, os cientistas referiram que é pouco provável que a raposa-vermelha tenha morto as crias. “As crias da raposa-do-Árctico provavelmente estavam escondidas enquanto a raposa vermelha estava presente e abandonaram a toca depois do encontro.”
Os especialistas referem que a expansão da raposa-vermelha para território da raposa-do-Árctico é um sinal do aquecimento global. O aumento da temperatura cria condições que possibilitam a expansão desta raposa para territórios mais a Norte. 
Esta investigação foi publicada na revista científica Polar Biology.

Fonte: http://news.bbc.co.uk/

Sem comentários:

Enviar um comentário